terça-feira, 29 de março de 2011

Sistema 1X2X1

Este é mais um sistema que pode ser utilizado como variação táctica de todos os aqui já citados, e, da mesma forma, usado com o objectivo de confundir em determinados momentos a marcação adversária. Como todo o sistema, necessita de muito treino e consequente adaptação por parte dos atletas que dele se utilizam, pois também possui os seus pontos fracos a serem explorados.
Vantagens: Facilita o bloqueio do meio do campo, além de limitar a possibilidade de lançamentos para o pivô adversário. Cria também a condição de se fazer uma marcação com troca e também de meia pressão, na qual, deixasse apenas o ultimo jogador, pivô, com a função e o objectivo de acompanhar a bola e dificultar o passe. Assim os atletas que se deslocarem, sem a boa, serão acompanhados por um dos dois atletas que estão ao meio e do lado correspondente ao atleta que saiu. Poderá ser utilizado quando se perceber que algum ou alguns dos nossos jogadores já não estão acompanhar com eficiência as saídas dos atletas adversários e não se têm boas opções no banco de suplentes.
Desvantagens: Cria muitos espaços, facilitando a troca de bola por parte da equipa adversária, o que propicia a construção das suas jogadas, desgasta muito o atleta encarregado de marcar exclusivamente a bola, além de limitar excessivamente as chances de se recuperar a posse de bola no terreno adversário.

2 comentários:

  1. vlw isso ajudo-me muito no meu trabalho da escola !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que consegui ajudar.
      No entanto se quiser continuar a seguir os posts do meu blog terá de o fazer em http://oliveirafutsal.webnode.com
      gosto mais do outro servidor do que este.
      Obrigado pelo comentário.
      Cumprimentos

      Eliminar