terça-feira, 29 de março de 2011

Sistema 2X1X1

Como a própria distribuição do sistema preconiza, temos neste sistema, dois atletas previamente definidos como defensores, um outro mais adiantado no meio com função de construção  e outro também previamente definido como atacante ou pivô, movimentado-se próximo à área da equipa adversária, com função de deslocar-se constantemente, visando abrir espaços na defesa contraria e objectivando a criação de jogadas e situações de finalização dos seus companheiros que vêm de trás, com ou sem bola. Pode ser utilizado como variação tanto do sistema 2X2 como do 3X1.
Vantagens: Se for utilizado como variação táctica, poderá confundir equipas com falhas de marcação, nas quais nota-se que os atletas apresentam dificuldades em se adaptarem a novas situações. Assim, desarticulamos momentaneamente a sua marcação, além de, quando bem treinado, fornecer o bloqueio defensivo, do meio do campo para trás e se a equipa possuir um pivô que tenha facilidade em roubar bolas, poderá ocasionar boas condições de se recuperar a posse de bola ( roubo de bola ), e dê inicio a acções ofensivas.
Desvantagens: Deixa muitos espaços que favorecem a troca de bola por parte da equipa adversária, alem de facilitar a construção de jogadas, sobretudo de equipas que actuem no sistema 3X1, além de reduzir excessivamente a condição  de bloqueio, tanto da bola como da tentativa de construção de jogadas por parte do adversário.

Sem comentários:

Enviar um comentário