terça-feira, 29 de março de 2011

Sistema 2X2

È um sistema de jogo muito utilizado por equipes, na sua maioria iniciantes na modalidade e principalmente por equipes de categorias menores, por disporem de menos tempo para treinar utilizando por isso este esquema simples e facilmente compreendido pelo atletas.
Vantagens – Exige pouca movimentação por parte dos jogadores, podendo também ser utilizado como manobra táctica, visando confundir momentaneamente a marcação por parte do adversário, ou mesmo, com o objectivo de abrir um pouco a parte central do terreno de jogo, visando assim, a facilitar os lançamentos de bola para os atacantes, por parte dos defesas, e até mesmo por parte do guarda-redes.
Desvantagens – Inferioriza a equipa ao actuar diante de equipes que possuam grande movimentação táctica e que utilizem três atletas para armarem as suas jogadas e também três atletas, nas suas acções ofensivas, facilitando a troca de bola por parte do adversário que actue no sistema 3x1, bem como a movimentação desses atletas, além de provocar inibição, em alguns casos, principalmente nas equipes de categorias menores, pois é comum vermos que muitos jovens atletas ao ouvirem os seus técnicos definirem-nos como defensores, receiam atacar, o que, sem duvida, irá tirar criatividade e poder de decisão, o que poderá prejudica-los futuramente quando estiverem em categorias nas quais os técnicos exigem e optam por atletas mais versáteis.

3 comentários:

  1. Olá professor,todos os sistemas já conhecidos e teatados ao longo dos últimos 20 anos.Por mais que eficientes que que foram,nós os profissionais do futsal,logo que percebemos algo novo,seja na movimentação,deslocamentos,arremates,qualquer que seja a novidade já nos convida para: primeiro utilizá-lo se de fato ele for eficiente e ou, quando não nos chamam a atenção, sempre teremos a tarefa de torná-lo um sistema comum, como os que já temos conhecimento.Finalizo perguntando se a "eficiencia de qualquer sistema tático no futsal" é dependente das qualidades que encontramos em nossos atletas e com os nossos conhecimentos as melhoramos? tornando assim,atletas e equipes vencedoras? até que apareçam em outros lugares material humano melhor do que o tinhamos? e assim vamos evoluindo com o futsal? ou seja,o melhor sistema é dependente da eficiencia do material humano que encintramos e produzimos...ok entendo desta forma

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Sr.ª Celia Santiago

    Na minha opinião o modelo de jogo que utilizamos numa equipa deverá ser sempre definido tendo em conta a qualidade técnica dos jogadores envolvidos. São poucas as situações, dependendo da realidade em que se está inserido, em que o treinador leva um sistema de jogo, por vezes muito elaborado, e o consegue colocar em pratica uma vez que os jogadores não o conseguem transportar para a quadra de jogo.
    Há vários modelos de jogo, os que coloquei no blog são os mais conhecidos e teoricamente também são os mais fáceis de explicar.
    Na equipa que estou neste momento posso adiantar-lhe que não utilizamos nenhum dos sistemas divulgados no blog uma vez que a equipa tem qualidade técnica e táctica para executar um modelo mais elaborado.
    Qualquer duvida estou à sua inteira disposição.
    Nota: Não sou professor :)

    Com os melhores cumprimentos
    Gonçalo Oliveira

    ResponderEliminar
  3. BOM O TEXTO. MAS TEM UNS ERRINHOS GRAVES DE PORTUGUÊS. MESMO ASSIM MTO BOM! ;)

    ResponderEliminar