segunda-feira, 9 de maio de 2011

Futsal de improvisação e o Futsal Tático

Futsal de Improvisação

É o futsal do produto da imaginação dos jogadores que procuram resolver os problemas isolando-se e de acordo com a sua intuição, com a intenção de que possuem  suas próprias capacidades de execução, busca resolver por conta própria ás dificuldades do jogo.
Em uma generalização audaciosa, veja as suas características:
  • Agem primeiro, pensam depois.
  • Perseguem obcecadamente a bola, onde quer que ela se encontre.
  • Só passam a bola ao companheiro quando “apertados” e às vezes, nem isso.
  • Aguardam juntos das laterais ou no centro da quadra e só  se movem depois de receber a bola.
  • Correm, por correr e sempre para os lados mais fáceis (para eles).
  • Passam por passar, sem intenção de fazer um bom passe.
  • Chuta por chutar e na maioria dos casos, sem condições, de canto da quadra e sem ângulo.
  • A única noção de marcação é o quadrado que formam, quando perdem a bola, por habito herdado.
O futsal de improvisação comumente confundido pelo público não técnico em geral, com aquele que é praticado por super atletas de técnica e que são exímios jogadores, são rápidos, chutam com alcunhas pontaria certeiras, mesmo de ângulo esquisitos, driblam meio mundo se lhe dão oportunidades.

Futsal Tático

Em quase tudo oposto à improvisação, é o aproveitamento inteligente, organizado e sistemático de todos os movimento e ação dos jogadores de uma equipe com fim de neutralizar e superar os movimentos e ações que o adversário execute.
São atletas que:
-Pensam primeiro e agem depois.
- Perseguem o adversário observando a intenção ofensiva e não só a bola.
- Passam a bola ao companheiro nas melhores circunstanciais.
- Mantêm-se em movimento, mesmo sem a bola.
- Fazem gira a bola com intenção declarada de criar uma jogada.
- Chutar a gol sempre com jogada ensaiada.
-Possuem todas as noções táticas que puderam estudar e praticar, quer defensiva, quer ofensiva.
- Não formam quadrado por habito, mas sim as figuras mais adequadas às circunstanciam do momento.
O futsal tático é o resultado de  idéias comuns, originadas pelos respectivos técnicos e que os jogadores aceitaram por ser racional e que praticaram intensivamente para apurar a suas eficiência e corrigi as deficiências.
O comportamento tático de uma equipe exige uma ligação mental continua entre os jogadores que formam a equipe, para atingir o mais alto grau de rendimento, obrigar obviamente a que, todos os movimentos e ação que constituem as diversas jogadas táticas, sejam intensamente praticadas, dentro da quadra, até se atingir a maior perfeição e sincronização.
Existem certos requisitos que os atletas têm, de possuir de uma maneira dosada, a fim de poder praticar um bom futsal, é atécnica individual que é o conjunto dos fundamentos do FUTSAL .
Situação do Jogo Tático.
Na formação de jogadores de futsal exige-se hoje que  processo cientifico, se aplique uma metodologia que permita o desenvolvimento geral das capacidades técnicas e táticas. (sistema de jogo, padrão de jogo e esquema de jogo)
Sistema de jogo,  é a colocação dos jogadores em quadra com o objetivo de anular as manobras ofensivas da equipe adversária (defender) e antecipar  os sues dispositivos  jogadas ensaiadas(o ataque)do adversário. Tipos formação  sistema são: 2 X 2, 3X1, 1X1X2, e o 4X0. Tipos ação do sistema são: macacão por zona. Marcação homem a homem (individual) e mista .
O padrão de jogo, nem é esquema de jogo, o padrão de jogo em futsal significa movimentação deslocamento, troca de posições de formar planejada, organizada e padronizada que leve a equipe aos objetivos e confundir a marcação adversária, e por conseqüência fazer finalização a gol.
Tipos de padrão de jogo: Padrão redondo – Padrão “8”, – Padrão “8” Pelas Costas, – Padrão “8” Com Bloqueio, – Padrão Pelo Meio, – Padrão Invertido, – Padrão Cruzado, – Padrão Elástico, – Padrão Com Goleiro, -.
O esquema é síntese da tática do jogo, ou seja, jogadas de ataque e defesa criadas e que são aplicadas durante o jogo, como as movimentações de: cobrança de laterais, escanteio, falta, saída e reinicio de jogo, as manobra ofensivas e defensivas e o padrão de jogo. O jogo que não acontece gols, não haverá vibração e entusiasmo, será necessário que ambas as equipes apresentem um alto esquema de jogo, para agradar ao técnico, dirigentes e o publico em geral.


Sem comentários:

Enviar um comentário